• contato@minipcp.com.br
  •  WhatsApp (11)95583-2664
  •  Telefone (41)3534-2177

Backup Gerenciado

Backup Gerenciado

Todo mundo sabe a importância do backup, principalmente em um ambiente corporativo, onde os dados são essenciais para o funcionamento da empresa. Mesmo assim, muita gente deixa para segundo plano esse procedimento tão essencial. Uma das provas disso é a quantidade de notícias sobre prejuízos incalculáveis causados por ataques de ransonware nos últimos anos. E as perdas de dados não acontecem somente por causa de vírus. Falhas críticas em servidores, incêndios e furtos figuram na lista de motivos de perdas catastróficas de dados. Pensando nisso, criamos um serviço de Backup Gerenciado para que você nunca mais precise se preocupar com os seus dados do Mini PCP.

O MiniPCP não tem backup?

A essa altura você deve estar se perguntando se o Mini PCP não tem uma função de backup. A resposta é sim, ele tem. E além de uma função embutida que pode ser executada diretamente por um usuário do sistema, também configuramos o backup automático.

Quando você adquire uma assinatura do Mini PCP, o nosso suporte técnico configura no agendador de tarefas do seu servidor uma rotina que vai salvar diariamente um backup do banco de dados do Mini PCP. Nossa recomendação é que a pasta onde o backup é salvo seja sincronizada com um drive em nuvem como o Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox ou outro serviço semelhante. Ou, no mínimo, ela deve estar em um disco externo ou ser copiada para fora do servidor diariamente. Se um dia seu servidor for comprometido, assim que tiver um novo servidor pronto, basta acionar o nosso serviço de suporte e nos fornecer o backup mais recente.

Então por que devo me preocupar?

Depois de feitas as configurações iniciais e definido o caminho do backup, o resto é com você. Lembrar de verificar regularmente se o backup realmente foi feito, se foi copiado para fora do servidor, se o espaço no drive em nuvem não está esgotado. Se for necessário copiar manualmente para um dispositivo externo, alguém precisará fazer isso diariamente. E mesmo que uma pessoa na sua empresa esteja incumbida de fazer isso todos os dias e nunca falhe, ainda é preciso validar o backup periodicamente. Além de tudo isso, o sistema pode ficar parado durante vários dias até que um novo servidor esteja pronto para a restauração do backup.

Backup Gerenciado

O Backup Gerenciado do Mini PCP é um serviço que garante a sua tranquilidade e a segurança dos seus dados. Veja a seguir a lista de procedimentos.

  • Configuração de backup automático do banco de dados - o agendador de tarefas do seu servidor é configurado para acionar uma vez por dia o script de backup do banco de dados do Mini PCP.
     
  • Armazenamento redundante em nuvens independentes - cada backup é gravado em pelo menos dois servidores mantidos por provedores independentes em regiões diferentes do mundo.
     
  • Transferência de via única por protocolo HTTPS - os arquivos são enviados através de um caminho só de ida, fortemente criptografado. Não existe a possibilidade de serem interceptados no meio do caminho ou baixados a partir de qualquer outro lugar. Uma vez enviados, eles estarão em um ambiente seguro, controlado apenas pelos nossos técnicos.
     
  • Verificação diária - um sistema automático de monitoramento verifica diariamente se cada backup contratado foi enviado e armazenado em nossos servidores. Se um backup falhar, somos avisados imediatamente.
     
  • Alerta de falha - caso ocorra uma falha e o seu backup não seja recebido por nossos servidores, entraremos em contato com o responsável técnico da sua empresa para verificar e eliminar o motivo da falha.
     
  • Validação periódica - os seus backups são restaurados periodicamente em um dos nossos servidores para verificação de integridade. Um backup corrompido representa uma das piores situações em caso de perda de dados.
     
  • Recuperação - quando houver necessidade, você terá o seu banco de dados recuperado em até quatro horas(1) após indicar um novo servidor para instalação.
     
  • Planos de contingência - usualmente, quando um servidor é comprometido, pode demorar vários dias até ele que volte a funcionar. Se ficar com o sistema parado por tanto tempo não é uma opção para a sua empresa, você ainda pode escolher um dos planos opcionais de contingência:
    • Básico - fazemos uma instalação provisória em outro computador da sua rede e os terminais são reconfigurados para apontar para o novo servidor. Quando o servidor principal voltar a funcionar, o banco de dados é restaurado e a configuração dos terminais é alterada novamente. Com essa opção, seu sistema ficará parado por no máximo 24 horas(2)(3).
       
    • Estendido - semelhante ao básico, porém nesse plano o servidor alternativo já ficará preparado e será periodicamente verificado por nossa equipe. O tempo máximo de recuperação é de quatro horas(2) e os backups automáticos continuam sendo feitos durante o período de contingência.
       
    • Avançado - em caso de comprometimento, fornecemos um servidor remoto que poderá ser acessado pela Internet até que o seu servidor possa ser restabelecido. Sua empresa volta a trabalhar em até uma hora(4) e os backups automáticos continuam sendo feitos durante o período de contingência.

Recomendamos a leitura do artigo sobre a importância do backup. Para saber mais sobre o nosso serviço de Backup Gerenciado, entre em contato.

(1) dentro do horário de atendimento do suporte
(2) condicionado à disponibilidade de um computador onde possa ser instalado o servidor alternativo
(3) durante o período de contingência não serão feitos backups automáticos
(4) os terminais devem ter acesso à Internet

Conheça

MiniPCP por Assunto

Publicações Recentes

O que há de novo no release 1425

Melhorias, relatórios e correções entre as novidades desta edição.

Versão 711.1414 Traz Novidades no Fluxo de OP's

O destaque desta versão é o fluxo flexível de ordens de produção

MiniPCP Lança Novo Webservice

Com o novo webservice de ativação de licenças do MiniPCP, serviço ficará mais eficiente